Entendam um pouco o que estará para acontecer no Cooper Jovem e aguardem escolas e professores que entraremos em contato!!
O Sescoop tem como meta apresentar a nova metodologia do Cooperjovem é o objetivo do Encontro
de Educadores iniciado na manhã desta terça-feira (08/04), na sede do
Sistema Ocepar, em Curitiba. O Serviço Nacional de Aprendizagem do
Cooperativismo (Sescoop) fez mudanças na concepção metodológica do
Programa, unificando procedimentos. O Cooperjovem tem por objetivo
fomentar o cooperativismo por meio da escola, com uma proposta
educacional construída a partir dos princípios, valores e da prática da
cooperação. Atualmente, o programa beneficia mais de 90 mil estudantes
de 475 escolas, em 13 estados brasileiros, com o apoio de 3 mil
professores. Em todo o país, 106 cooperativas adotaram o Cooperjovem,
abrangendo 165 municípios. Participam do evento, coordenadores do
programa nas cooperativas parceiras no Paraná, instrutores convidados,
professores e representantes do Sescoop Espírito Santo e do Sescoop Rio
de Janeiro, além dos profissionais do Sescoop Paraná. O encontro foi aberto pelo superintendente do Sistema
Ocepar, José Roberto Ricken, e pela gerente de Promoção Social do
Sescoop Nacional, Maria Eugênia Ruiz.
Alinhamento –
Segundo Maria Eugênia, a reformulação da metodologia foi realizada, em
2013, a partir de um levantamento das ações do programa em todas as
unidades que o adotaram. “Fizemos um mapeamento das boas práticas de
cada unidade e cooperativa-madrinha e alinhamos o conceito para ter uma
identidade sistêmica no Cooperjovem. Nosso objetivo é fazer do programa
uma tecnologia social que poderá ser aplicada em qualquer local do
país”, explicou. A gerente do Sescoop enfatizou a importância da
cooperativa-madrinha, “que acolhe o Cooperjovem e promove a mudança
social”. “É fundamental ter o envolvimento dos instrutores das
cooperativas participantes porque são eles que irão repassar essas
informações aos professores inseridos no programa, que são voluntários e
precisam conhecer os diferenciais do cooperativismo. É muito
gratificante estar aqui com os instrutores que serão os porta-vozes do
Cooperjovem junto aos professores”, disse. De acordo com Maria Eugênia,
as mudanças na metodologia “conversam” com a proposta do MEC (Ministério
da Educação e Cultura), sendo transversal e interdisciplinar.
“Acrescentamos, na reformulação, uma proposição metodológica de
alinhamento para a formação de professores”, concluiu. A apresentação da
nova metodologia está sendo feita pela equipe de Promoção Social do
Sescoop Nacional.
Paraná – O
Cooperjovem no Paraná é adotado por 14 cooperativas, abrangendo 64
municípios, 224 escolas e 550 professores, beneficiando cerca de 11 mil
estudantes. Durante a abertura do evento, o superintendente da Ocepar
deu boas vindas aos participantes e ressaltou o alcance do programa
junto aos jovens. “Temos que preparar a nova geração para manter e
ampliar a força do cooperativismo. É preciso cuidar e aperfeiçoar os
jovens preparando-os para o futuro”, afirmou Ricken. Também acompanham o
evento a coordenadora estadual do Cooperjovem, Fabianne Ratzke, o
coordenador de Desenvolvimento Humano, Humberto César Bridi, e a
analista de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Vanessa Christófoli.
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